O melhor disco do grupo, e o único que eu não conhecia direito. As letras não são tão deprê como as do "Tempestade", mas mais sérias, indo do dark ao apaixonadamente leve (nessa ordem), e fico com a impressão de que mais maduras. Diferente desse outro, aqui a voz do Renato tá afinada, algumas músicas têm uns graves muito, digamos, graves, e você sente o cara cantando com tudo de si. Como músicos, estão na sua melhor forma. Convence qualquer indie de merda de que Legião Urbana é bom (aliás, li uma vez que o Dado curte pra caramba Radiohead).
A melhor, mais pop e mais trabalhada é, sem dúvida, "Antes das Seis". Letra leve e ao mesmo tempo deseperada, e o vocal do Renato transparece o mesmo. Cada nota parece ter sido pensada, tudo se encaixa perfeitamente. Pena que dura só 3:10, daria pra fazer mais um minuto com certeza. Pelo fade out fico com a impressão de que tenha sido cortada pra tocar no rádio.
"Clarisse" é a mais profunda, e eu diria que a melhor se eu não tendesse tanto a coisas pop e alegres. Épica (10:33), lenta e dura de escutar. Ninguém melhor que o Renato pra falar sobre depressão. "Dado viciado" é instrumentalmente mais leve, mas igualmente dura; chega a me dar frio na barriga quando ele fala de seringas, pus, etc.
"Comédia romântica" induz qualquer pessoa a palpitar que alguém do trio descobriu Wilco ou Uncle Tupelo (dava tempo pro Renato ter ouvido o "A.M."). "Marcianos invadem a terra", "Mariane" e "Travessia do Eixão" completam o tom folk do disco, essa última com todo mundo cantando em coro. "Marcianos invadem a terra" caberia perfeitamente no "Dois", e o inesperado acorde na mediante dá um tom que lembra "Teatro dos vampiros" ou "Tempo perdido". Já "Mariane" é em inglês e lembra o trabalho do Renato no "Stonewall Celebration Concert".
"Uma outra estação", "As flores do mal", "La maison dieu" e "A tempestade" dão o tom dark e grave que falei. Dessas prefiro "A tempestade", e "La maison dieu" lembra "A montanha mágica". "Riding Song" lembra os tempos de "Que País é Este", e apresenta o grupo com Renato Rocha no bolo. "Schubert Landler" é uma sonatinha de Schubert. "Sagrado Coração" não era pra ser instrumental, não deu tempo de gravar a voz mesmo. "High noon (do not forsake me)" fico na dúvida se foi isso também ou se é intencional, embora seja uma coisa meio orquestral e tals.
Engraçada é a história de porque eu não conhecia esse disco. Num determinado Natal, pedi à minha mãe de presente, e pra ela não se atrapalhar caso esquecesse o nome, disse que era o último disco do Legião. Só que o Acústico MTV estava recém-lançado, e foi o que o cara da loja empurrou pra ela. Mas acho que foi melhor assim; com 12 anos de idade eu não teria maturidade pra digeri-lo e apreciá-lo.
Muca, lembrei dos meus tempos de rebeldia que vivia pedindo pra você tocar pais e filhos. Hoje, está longe de ser minha favorita. Acho que tem música de legião para todas as fases da vida e para todos os sentimentos que possam existir.
ResponderExcluirLonge de querer soar dark... mas Clarisse é muito boa, inclusive a letra, mas as músicas que mais curti quando ganhei esse CD foram "As flores do mal" e "A tempestade".
ResponderExcluir"Mariane" é bem agradável de se ouvir, como também "High noon" e a sonatinha de Schubert.
O mais interessante é que na minha playlist no momento há "O descobrimento do Brasil", "Uma outra estação" e "DOIS".
Gosto muito do acústico MTV e do "Como é que se diz eu te amo", que são shows, mas creio que esses sejam os álbuns que eu mais admire deles.
Eu tenho como discos preferidos "Dois" e "As quatro estações" (acho que o "V" também), mas descobri que "O descobrimento do Brasil" é o que tem menos músicas de que não gosto... =P
ResponderExcluirOlá Muca!!!
ResponderExcluirGostaria de dizer: que bom que existam pessoas como vc que se expressam tão bem e podem refletir o que os outros sentem!Digo isso pois tenho 32 anos e vejo algumas pessoas q não prestigiam o trabalho da Legião, pois dizem que são músicas depre e melosas, mas escutam coldplay, radiohead e por ser em ingles não acham a mesma coisa(não tirando o mérito dessas duas q eu gosto muito)mas resumindo legião é muito bom e será eterno.
Take care man!!!
João, valeu pelo comentário! Pior que isso, hoje em dia as pessoas estão começando a taxar coisas como Radiohead de "emo", como se fosse ruim ser sentimental. Da mesma forma que tá ficando ruim ser honesto, ter personalidade própria, etc. Grande abraço!
ResponderExcluir